• Atelier Marcela Nunes

Páscoa na Suécia

Quando falamos de páscoa a primeira coisa que nos vem a cabeça é CHOCOLATE né?

Mas aqui na Suécia não e bem assim!!

Como uma boa confeiteira que sou a pascoa é minha época favorita do ano, muitos ovos de chocolate, bombons, ovos de colher com muito recheio e doces personalizados com coelhinhos fofos, humm que delicia!!!!

Para minha alegria cheguei por aqui na Suécia bem nessa época e fui logo atrás de conhecer a cultura daqui.

Chegando pude perceber algumas arvores de folhas secas com alguns ovinhos coloridos na entrada dos comércios, escritórios e algumas árvores em praças publicas com ovos de papel pendurados lembrando uma arvore de natal enfeitadas por crianças.

Achei fofo, no Brasil eu já tinha o costume de enfeitar a casa e minha loja com coelhos e flores além dos ovinhos claro.

Animada fui em busca de informações sobre esse feriado tão maravilhoso que nos enche de esperança de alegria e gratidão pela vida pois para nós representa a ressureição e a renovação né, e acreditem achei muitas curiosidades por aqui.

Aqui na Suécia a pascoa representa renovação eles tem como principais personagens a galinha, os ovos de galinha e as penas.



Para os suecos a pascoa representa não só a ressureição de Cristo como nós, mas também a entrada da primavera que representam os dia de luz, o inverso por aqui e muito rigoroso e os dias tem poucas horas de sol e luz nesse época, a chegada da primavera trás com ela os dias mais longos além de mais agradáveis que permitem que as flores e árvores voltem a florescer fazendo assim a transformação de algo seco aparentemente sem vida em cores e muita alegria nas flores.

A poucos dias antes da pascoa a cidade começa e ficar toda florida e enfeitada com belos vasos de flores de campo, as praças começam a ser tratadas para que as flores ali cresçam e brilhem.

Passeando em uma caminhada linda até o castelo de Kalmar foi me apaixonado por esse cuidado que os moradores tem com a cidade nesse feriado.



Eles adoram enfeitas os ovos de galinha com pinturas e flores, preparam arranjos lindos e enfeitam a casa com guirlandas e enfeites de mesa tudo feito a mão pelos próprios moradores, e eu me apaixonei por isso também, com uma vontade enorme de colocar a mão na massa e preparar meus enfeites claro né :)

Por aqui até se encontram ovos de chocolate mas não são os preferidos nos presentes, aqui o costume e de presentear com ovos de plásticos e papelão recheados de balas e guloseimas.

Na quinta-feira as meninas usam saia longa, vestido, avental, lenço colorido na cabeça e pintam a bochecha de vermelho com pintinhas pretas. Os meninos usam roupa contemporânea, chapéu e bigode, um pouco parecido com a nossa festa junina, e saem as ruas do bairro batendo as portas dizendo Glad Påsk (Feliz Páscoa) em troca de doces ou dinheiro, como em alguns lugares fazem durante o Halloween.


Por aqui a pascoa e celebrada até a segunda feira, o feriado em algumas regiões duram a semana toda, como na escola dos meus pequenos por exemplo, a pascoa começa na quinta feira dentro da escola com comidas típicas e depois entram para o feriado que na escola vai até a próxima segunda, dando a eles muitos dias de brincadeiras e diversões.


Os suecos também costumam tirar esse feriadão prolongado para se reunirem em suas casas de férias com a família ou viajar para países vizinhos pois aqui e tudo muito pertinho.


Legal né?


Eu me apaixonei por toda essa maneira especial de ver a pascoa, e vc me conta aqui o que achou?


Fico por aqui hoje desejando uma linda pascoa, com muitas alegrias, flores, cores e renovações na vida de cada um de vcs!!

Grande beijo!!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo